Quando me pedem uma “lista dos livros que não se pode deixar de ler”, tenho muito receio porque os gostos variam muito e o que é muito bom para mim, é uma porcaria para outro. Ao perguntar sobre Kafka ao Janer Cristaldo, por exemplo, ele me disse que o escritor checo “era um chato. Era um gênio, mas um chato.”
Também posso esquecer algum título e depois ficar me remoendo. Da mesma forma, a lista sempre será pequena, pois há muita coisa boa para ser lida. Fico com inveja dos leitores do século XIX, que tinham menos livros para ler!
Aí vai uma listinha pessoal, com inúmeras omissões. Se quiserem, meus poucos leitores podem acrescentar as suas listas nos comentários. (Coloquei alguns link para baixá-los, mas aviso que as digitalizações não estão bem revisadas.)

*Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago – leiam o livro antes de ver o filme! Passei mal!

*Relatos, de Júlio Cortázar – 4 volumes com os contos completos do Julio Cortázar.

*O processo, de Kafka – obra máxima!

*Ópera dos mortos, de Autran Dourado – me debrucei nesse romance para escrever minha monografia de conclusão do Curso de Letras.

*Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles - tem o conto "Venha ver o pôr-do-sol", um dos melhores contos da literatura brasileira.

*Camilo Mortágua, de Josué Guimarães – emocionante obra do escritor gaúcho.

*Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis – obra máxima na literatura brasileira. Baixe aqui.

*Sobre heróis e tumbas, de Ernesto Sábato – perturbador ao extremo.

*O pirotécnico Zacarias, de Murilo Rubião – considerado por muitos o Kafka brasileiro.

*Luz de agosto, Willian Faulkner – mestre norte-americano.

*O lobo da estepe, de Hermman Hesse – todos temos um lobo escondido.

*Crime e castigo, de Dostoiévski – como podemos admirar um assassino de uma velhinha?

*Assim falou Zaratustra, de Nietzsche – se não quer ficar incomodado, não leia.

*Por que não sou cristão, de Bertrand Russell – o título diz tudo, se não quer questionar sua fé, não leia.

*Trilogia de Nova York, de Paul Auster – quem somos nós?

*Servidão Humana, W. Somerset Maugham – podemos deixar de servos da sociedade?

Comentários

Jorcenita disse…
*D. Quixote, Miguel de Cervantes Saavedra – a loucura do herói contrastando com o bom senso do escudeiro.
*Cândido, Voltaire – sátira à 'harmonia pré-estabelecida'.
*Cem anos de solidão, Gabriel Garcia Marques – drama durante a leitura, êxtase e agonia no capítulo final.
*O nome da rosa, Umberto Eco – um eco às questões da filosofia.
*Pergunte ao pó, John Fante – na calada da noite, ao acaso, tudo pode (não) acontecer...
Acrescentaria um livro que está na minha lista dos mais perturbadores: "Breviário de Decomposição", do anti-filósofo Emil Cioran. E algumas dezenas de poemas do Pessoa, o maior de todos.

Bela lista a sua. Kafka, Dostoiévski, Machado.. Só fera.

Abraço

PS: Estou te linkando, colega professor.
Anónimo disse…
Simplesmente esta lista está muito boa. agora estava olhando ao lado direito do seu blog uma das suas preocupações são quanto os direitos autorais sei que é muito dolorosa para quem tem um blog colocar algum material que não seja seu as vezes fico num impasse mas sempre tem a questão de criamos somente uma mascara dentro dos nossos blogs e sites eu mesmo faça isso no meu portal. sei que ficamos entre fazer algo errado e o certo mais o importante é a divulgação buscando respeitar a criação dos outros isso é etico para qualquer blogueiro não ultrapassar a barreira e o desrepeito a obra aleia. Um
observação estou escrevendo uma serie de artigos sobre este assunto apartir de março no meu blog.
Cassionei Petry disse…
Estou alguns dias longe de casa. Valeu pela visita de todos ao blog. Continuem comentando.

Mensagens populares