Anotando um sonho que tive


Tenho sérias dificuldades de guardar sonhos e, quando lembro, não os anoto e acabo esquecendo de novo. Como estou lendo “O homem e seus símbolos”, livro organizado por Carl Gustav Jung, pensei em registrar alguns sonhos, até porque o que tive na última noite achei impressionante.

Sonhei que estava dentro de uma igreja com um altar dedicado a uma “santa” da cidade. Alguém me conta a história dela, que teria ficado presa em uma sala. No sonho, presencio o que acontece com ela. Num primeiro momento, a mulher está em uma sala repleta de cobras, tentando escapar. Minha sensação é de angústia, como se estivesse junto com ela. Quando consegue escapar, entra em uma sala onde há outros animais, a memória me falha agora. Depois de escapar, entra em outra sala cheia de outros animais. Ela seria considerada uma santa, então, por ter passado por essas provações.

Diz Jung que esses dicionários de sonhos não valem nada, pois a simbologia colocada neles não são as mesmas para todas as pessoas. Os símbolos presentes no sonho podem ser avaliados pelo psicanalista, mas ele vai perguntar coisas sobre a vida das pessoas para daí sim ter um posicionamento.

Voltarei ainda ao assunto.

Comentários

Mirella disse…
*Esperando pela continuação do post*
Esqueço muito de meus sonhos, também, mas alguns deles, que são impossíveis de serem esquecidos, são dignos de livros de horror e aventuras ao Egito Antigo. Fantástico!
Leandro Haupt disse…
._.' Uma grande parte dos meus sonhos são pevertidos ou trágicos.
Ja aconteceu comigo de sonhar com um lugar desconhecido e no outro dia passar por esse lugar O.O

Mensagens populares