Por que filosofar?


(Meu texto publicado na Gazeta do Sul de hoje, página de opinião.)
Online

No início do livro Las preguntas de la vida (há uma edição brasileira pela Martins Fontes, mas está esgotada), Fernando Savater lembra o questionamento que muitos fazem ao se deparar com o ensino da filosofia: que informação podemos tirar dela? A resposta é óbvia: nenhuma. Quem nos dá informação são os noticiários. Mas depois que recebemos a informação (um número x de pessoas morrem de fome no mundo, por exemplo), ela basta para entendermos a nós mesmos e a ao mundo ao nosso redor? A informação por si só não, mas depois as pessoas passam a opinar sobre a notícia, procurando justificativas, causas, relacionam os fatos com o seu conhecimento de mundo. Por isso, uns invocam as análises psicológicas, outros levantam teses sociológicas, outros apelam para as explicações religiosas. Até que alguém exclama: “em que mundo vivemos!” Essa exclamação gera uma pergunta que não encontra uma resposta satisfatória, como a óbvia “vivemos no planeta Terra!”, pois ela transcende qualquer explicação científica. Passa-se pelo degrau da informação, depois pelo degrau do conhecimento e agora se quer chegar à sabedoria.

Para se chegar a esse degrau, eu afirmo: precisamos da filosofia. Filosofamos porque queremos respostas que vão gerar, por sua vez, novas perguntas e assim por diante. No momento em que achamos que já encontramos a resposta, deixamos de filosofar. As religiões dizem que têm a verdade, basta ter fé e não questionar. Alguns cientistas afirmam também categoricamente suas descobertas em revistas e saímos repercutindo como verdades absolutas. Ainda bem que há os que questionam os dogmas religiosos e os que questionam os dogmas científicos. Graças a essas pessoas, não deixamos de evoluir.

Pense, caro leitor, em um objeto importantíssimo do seu dia a dia. Pensou no celular, no computador, na televisão ou outra coisa? Pois você deve isso a um filósofo ou, na menor das hipóteses, a uma pessoa que filosofou. Ela deve ter refletido “está certo, esse objeto facilitou minha vida, mas ele não pode facilitar ainda mais?” Ou seja, o cara não se conformou com o que tinha e quis algo mais. São as mentes inconformadas que movem o mundo e elas são alimentadas pela busca do conhecimento e a aplicação desse conhecimento para os seres humanos. Se elas param, paramos também e nossa vida se torna monótona.

Para os que dizem que a filosofia é uma disciplina inútil, respondo que ela é inútil para aqueles que só se conformam em viver e deixam que outras pessoas reflitam no seu lugar. Mas lembre-se: refletir é também olhar-se no espelho. Portanto, vá ao banheiro ou ao seu quarto, olhe-se no espelho e me diga se é a sua imagem que está sendo refletida.

Comentários

Fabricio Haas disse…
Cassionei, parabéns pelo artigo. Só quem leciona filosofia no ensino médio sabe medir o desafio que se constitui esta tarefa!
Mirella disse…
E a frase do dia?
Cassionei Petry disse…
Valeu, Frabício.

Mirella, essa frase marcou meus alunos de filosofia, hein? Até hoje me cobram a frase. Valeu.
Esse foi outro texto seu que serviu de debate entre meus companheiros de trabalho e, também, amigos da sabedoria (Filo + Sopfia). Ao ver o título não tive dúvidas em ler o artigo na íntegra e, na sequência, levar para a nossa Ágora. Houve quem quis levar o recorte do jornal embora, mas não dei, emprestei hehehhehe...
É bom saber que existem pessoas com sua lucidêz. Continue nos intigando, amigo!!!
http://cronutopia.blogspot.com/
Cassionei Petry disse…
Brigadão. Gosto de saber que os meus textos circulam. Valeu.

Mensagens populares