Jorge Timossi

Não comentei aqui a morte do jornalista Jorge Timossi (na imagem, ao lado do personagem Felipe, da tira da Mafalda, inspirado nele) ocorrida no dia 10 de maio, em Cuba. Nascido na Argentina, Timossi também escreveu minicontos, dos quais tomei conhecimento lendo O livro da metaficção, do Gustavo Bernardo. A seguir, alguns "continhos" do autor:

Prólogo autocrítico

Quando confidenciei a um narrador amigo que estava escrevendo contos curtos, em uma única frase, perguntou-me qual a razão, se era devido à grave escassez de papel, e não lhe respondi, quem sabe não ia aproveitar a ocasião para trazer à baila o velho tema das medidas e magnitudes, grande ou pequenas, nas idéias de um escritor.

Parênteses

(Aquele escritor era tão respeitoso para com seus leitores que colocava tudo que escrevia entre parênteses para que eles pudessem escolher (livremente) entre lê-lo ou não, incorporar o texto completo ou tomá-lo como uma (simples) intercalação, ou ficar só com os parênteses que (como se sabe) às vezes são muito mais úteis na vida que na literatura.)


A aranha

Ficou tão bonita minha teia que já não desejo que caia em sua fúlgida trama nenhuma outra vítima além de mim mesma.

Labirinto

Uma vez no labirinto chegou um momento em que tive a impressão de que cruzava repetidamente comigo mesmo, de que eu era o outro, dentro e fora de mim, até que, desconcertado, escolhi ficar um instante quieto num ponto, talvez assim pudesse recuperar meus sentidos, e foi então que me vi, com espanto, passar por outro dos caminhos equivocados e sem saída.

Teoria

O camelo tentou de tudo para passar pelo buraco de uma agulha, mas, quando se convenceu de que era impossível, teve a idéia de contornar um lado dessa maldita agulha e colocar-se, assim, do outro lado, com o que cumpriu da mesma forma aquela sagrada missão de que o haviam encarregado.

Dedicação

Aos seis anos ergueu um castelo de areia na praia e hoje, muito depois, pode-se ver ali um homem que, com mãos decrépitas, defende aquela construção contra os eternos embates do mar.

"Continhos e outras alterações", Casa Jorge Editorial. tradução de Sieni Marcia Campos

Comentários

Unknown disse…
Desconhecia o trabalho dele. Gostei dos "continhos".

Mensagens populares