Por que a galinha atravessou a rua?



Eu estava em greve, mas tive que voltar ao trabalho. Não deu para segurar as pontas aqui em casa. Mais de duas semanas tendo salário descontado para lutar por um direito meu e dos demais professores deixa qualquer um frustrado. Se antes estava de cabeça erguida, lutando, hoje estou envergonhado. Mais envergonhado ainda por ter patrões como essa corja petista na qual votei durante muitos anos e em quem confiei. Mais envergonhado em saber que eles distorcem os fatos para arrumarem desculpas e não negociar como o magistério, como se o quisessem fazer antes. Uma das frases mais certas já ditas na história da humanidade foi essa: o poder corrompe. Se antes estavam do lado do professor, hoje estão se utilizando do poder para satisfazerem seus egos e deixar bem claro quem manda.
Mais envergonhado estou em saber que a população não está do nosso lado, pois, se tivesse, não ficaria calada diante dos fatos. Por isso não acreditei nas manifestações que aconteceram no país. Não saí às ruas porquanto sabia que os protestos eram apenas fogo de palha e uma forma de pessoas aparecerem nas redes sociais e registrarem sua “participação” na transformação do país. Quando os responsáveis por educar nossos filhos saíram às ruas, poucos os acompanharam. Ora, a verdadeira transformação começa na sala de aula. O Brasil só vai mudar se a educação for valorizada. Ouvimos isso há anos, mas nada é feito. E quando aqueles poucos professores tentam fazer alguma coisa, o poder cai sobre suas cabeças. E olham para o lado e não veem ninguém. 
Envergonhado estou porque não posso dizer para meus alunos respeitarem as regras, já que as próprias autoridades que as criaram não respeitam. Envergonhado porque muitos estudantes pararam também, uma atitude rara, pois estavam sendo prejudicados por uma mudança mal implementada. Suas vozes, no entanto, não foram ouvidas. “O que fazer?”, me perguntam. “Não sei”, respondo. E o silêncio surge numa sala de aula antes sempre em constante balbúrdia.
Envergonhado estou porque não tenho respostas, eu que trabalho respondendo dúvidas. Envergonhado estou porque não estou entendendo nada, eu que estudei e ainda estudo, leio e releio livros, tudo para entender o mundo que está ao meu redor. Não entendo, porém, tudo isso. Por que somente nós temos que ganhar pouco para não quebrar o caixa do estado? Por que somente nós não podemos fazer greve e protestar? Por que somente nós temos que cumprir leis e os chefes não? Por que temos que baixar a cabeça para eles, que não a baixaram quando também fizeram greve? Por que não podemos opinar sobre uma mudança se na prática vimos que ela não funciona? Por quê? Por que recebo menos que um profissional que tem a mesma formação minha ou até com formação inferior? Por que a galinha atravessou a rua? Por que separado se escreve tudo junto e tudo junto se escreve separado? Por que bota a gente calça e calça a gente bota? Por quê? Por quê?  

Comentários

Mensagens populares