Traçando livros de hoje: "Um best-seller do ateísmo"



Frequentemente me perguntam: “como você se tornou ateu?” Respondo que não me tornei. Eu nasci ateu, mas a família e a sociedade me fizeram ser cristão. Voltei (esse é o verbo correto) a ser ateu na época da universidade, mas não por causa dela. Foram as leituras de literatura e filosofia que me fizeram questionar as verdades que carregava comigo e me fizeram ver o que não via, mas já desconfiava. Ler toda a Bíblia também me pôs a semente da dúvida, pois aqueles textos ditos sagrados, repletos de contradições e fantasias, não poderiam ser considerados a verdade para guiar a vida de ninguém. Com algumas recaídas (na minha monografia de conclusão do curso de Letras agradeci a esse ser imaginário chamado “Deus”), assumi minha posição de ateu há mais de dez anos. Nesse tempo, tive contato com a obra de autores que serviram para reforçar meus argumentos. Entre eles, está Daniel C. Dennett.
O filósofo faz parte de um grupo de intelectuais chamado “4 cavaleiros do ateísmo”. Ele, Richard Dawkins, Sam Harris e Cristopher Hitchens, já falecido, escreveram best-sellers contestando a existência de divindades e criticando fortemente as religiões, além de participarem ativamente de debates públicos. São odiados pelos crentes do mundo todo, principalmente pelos criacionistas.
Quebrando o encanto – a religião como fenômeno natural (Globo Livros, tradução de Helena Londres) foi lançado no EUA em 2006 e no mesmo ano no Brasil. Como as idéias são criadas pela mente é o ponto central do livro. Porque deixamos a religião se tornar uma espécie de parasita que nos invade o cérebro? Para chegar a essa resposta, Dennett procura definir o termo religião, sua essência, as crenças (principalmente as monoteístas), tentando aprender o máximo possível sobre elas, para então “quebrar o encanto”: mostrar que as pessoas vivem uma ilusão que consola.
O estilo de Dennett no livro é, em alguns momentos, tedioso, devido a idas e voltas num mesmo argumento ou afirmação, como repetir várias vezes nos primeiros capítulos que devemos estudar cientificamente as religiões e que elas têm seu lado bom e lado ruim. Na verdade, o autor, me parece, ironiza a tática dos religiosos que repetem ad nauseam seus ensinamentos, fazendo com que uma verdade seja incutida na mente do fiel. Dennett vai além, pois seus “volteios” filosóficos e relativizações servem para, nos capítulos seguintes, fazer jus ao título do livro. Se ele não consegue quebrar o encanto, pelo menos consegue uma leve rachadura.
Por que ateus como Dennett se preocupam tanto com as religiões? Pegando o meu caso como exemplo, elas ocuparam boa porção de tempo da minha infância e adolescência. Na idade adulta, continuam invadindo minha privacidade, minha “timeline” nas redes sociais da internet (“quem acredita em Deus compartilha, quem não acredita só olhe”), a porta da minha casa (“tem um minuto para Jesus?”) ou até entram dentro dela (“você aí no sofá, levante-se e ponha um copo de água ao lado de sua televisão”), os lugares onde trabalho, as decisões governamentais, etc. Sinto-me, portanto, no direito de opinar sobre elas, afinal, se não as sigo, se digo que não acredito em um ser superior, sou considerado uma pessoa insensível, sem coração e culpada pelos males do mundo. Não posso ignorá-las porque as pessoas fazem questão que não as ignore. Então, se sou questionado, por que não posso questionar? Daniel C. Dennett, no papel de filósofo, faz isso, questionar.

Comentários

Mensagens populares