No Traçando Livros de hoje, novo romance de Milan Kundera



A festa imperdível de Kundera

Indiscutivelmente, os romances e os livros de contos de Milan Kundera trazem algumas peculiaridades, entre elas, a divisão em sete partes. Destaca-se também a presença dos prefixos “in” ou “i” em algum dos seus títulos. Sua obra mais famosa é um exemplo: A insustentável leveza do ser. Prefixos de negação ou ausência revelam, de certa forma, os temas propostos pelo autor. No seu recente lançamento, A festa da insignificância (Companhia das Letras, 134 páginas, tradução de Teresa Bulhões de Carvalho Fonseca), há uma reflexão filosófica sobre ausência de algo relevante na vida cotidiana de quatro “heróis”: Alain, Ramon, Charles e Calibã.
Inseparáveis mesmo quando não estão juntos, os quatro amigos transitam pelas ruas, museus, praças e festas de Paris, refletem sobre umbigos de mulheres, as pessoas entediadas em um museu, sobre Stálin e o comunismo, o humor, anjos, o narcisismo: “Com D’Ardelo, você não está diante de um insignificante, mas de um Narciso. E preste atenção no sentido exato dessa palavra: um Narciso não é um orgulhoso. O orgulhoso despreza os outros. Os subestima. O Narciso os superestima, porque observa nos olhos de cada um sua própria imagem e quer embelezá-la.” Se o início do romance, a personagem Alain se pergunta no que há de sensual nas mulheres deixando à mostra seus umbigos, parte do corpo tão insignificante, o leitor percebe depois que é o “olhar para seu próprio umbigo” a tônica da história, ou das histórias que são contadas.
Insólitas muitas vezes, as narrativas que permeiam o livro tratam desse “eu-como-centro-do-mundo”. Stálin, por exemplo, presença direta ou indireta como sombra nos romances de Kundera, nos é mostrado como o típico ser humano que vive unicamente para si próprio e que gosta inclusive de ouvir falarem mal dele, pois mesmo assim é o centro das atenções. A personagem D’Ardelo, cuja festa de aniversário tem como convidados integrantes da burguesia parisiense, mente a Ramon que está com câncer só pelo prazer de ser lembrado por isso. Calibã, ator em decadência, trabalha como garçom na festa, auxiliar de seu amigo Charles, e finge ser um paquistanês para ser a atração exótica do evento, porém sem muito sucesso. Para serem o centro, as personagem se negam ou se tornam ausentes. Será por isso que Kundera não dá mais entrevistas e não se deixa ser fotografado?
Inevitável afirmar que A festa da insignificância é um pequeno grande exemplo de como se pode fazer Literatura, com L maiúsculo, de qualidade e com reflexões filosóficas, e ainda por cima ser um "best-seller". Não é o melhor de Milan Kundera, mas ele continua inventivo, intemporal, impagável.
Cassionei Niches Petry é professor, mestre em Letras. Autor de Arranhões e outras feridas (Editora Multifoco) e Os óculos de Paula, que será publicado brevemente. Escreve regularmente para o Mix e mantém um blog, cassionei.blogspot.com.

Comentários

Mensagens populares